A rapariga do chapéu vermelho

A RAPARIGA DO CHAPÉU VERMELHO

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Queres uma DST?




Pode parecer uma pergunta despropositada, já que ninguém quer apanhar uma DST (doença sexualmente transmissível), mas a verdade é que as DST's são cada vez mais prevalentes, apesar de os jovens estarem (supostamente) mais informados do que nunca.
A minha tia é professora e ontem ela contou-me que numa das turmas dela há 5 alunos que apanharam gonorreia - o engraçado (mas sem piada nenhuma) é que apanharam devido a um pentágono amoroso, ou seja, andam todos metidos uns com os outros. O aluno A apanhou gonorreia fora do seio da turma. Teve relações com a aluna B, que por sua vez depois teve relações com o aluno C. O aluno C e o aluno A tiveram relações com a aluna D, em alturas diferentes mas depois de contraírem gonorreia. A aluna D teve relações com o aluno E. E assim 5 alunos da mesma turma apanham gonorreia. Nojento? Bem, para mim é um bocado, mas não teriam nada a opor se os alunos se tivessem protegido adequadamente.

A gonorreia é uma DST provocada pela bactéria Neisseria gonorrheae. O intervalo de tempo entre a contaminação e o início dos sintomas é curto (3-4 dias, máximo 10 dias). No homem, dá disúria (dor ao urinar), febre baixa e um corrimento amarelado (purulento) que sai pela uretra. Na mulher, a gonorreia pode ser assintomática. Podem, no entanto, surgir disúria, incontinência urinária e corrimento vaginal. Se não tratada, a bactéria pode ascender no tracto genital e atingir o útero e outras estruturas genitais superiores, originando a DIP (doença inflamatória pélvica).
A gonorreia está muitas vezes associada a infecção por Chlamídia trachomatis, que é igualmente uma DST.
O tratamento passa por antibióticos, além das regras básicas de higiene e prevenção, como o uso de preservativo. Como se trata de uma DST, o tratamento do(s) parceiro(s) sexual(is) é imperativo.

Por isso, pessoal usem preservativo sempre!!! Se se depararem com estes sintomas, vão ao médico e se vos for diagnosticada gonorreia ou outra DST informem o(s) vosso(s) parceiro(s) sexual(is) para que eles possam fazer o tratamento adequado. Assim, evitam pentágonos de transmissão.

2 comentários:

  1. Sem dúvida um excelente conselho! Não se ponham com paneleirices (desculpa a linguagem) de dizer que com preservativo é diferente e não sei quê... não vale o risco!!

    ResponderEliminar
  2. mesmo, não vale mesmo. E DST não é só a gonorreia, existem muitas outras doenças e muito piores (porexemplo o HIV-SIDA)!

    ResponderEliminar